MARIANELA
BOÁN
Coreógrafa
Coreógrafa reconhecida internacionalmente e uma das mais importantes artistas da vanguarda da dança cubana e latino-americana. O seu estilo revolucionário “dança contaminada" mistura radicalmente todas as artes do espectáculo, produzindo um resultado cénico original e expressivo. Como coreógrafa, dançarina e professora, Boán já trabalhou em mais de 40 países em todo o mundo e criou mais de 50 trabalhos coreográficos para companhias de dança, teatro, televisão e cinema.
Ganhou importantes prémios coreográficos como membro de Dança Contemporânea de Cuba 1973-1988 e directora fundadora do DanzAbierta, Cuba, 1988-2003 e BoanDanz Ação EUA 2005-2010. O Encontro de Mulheres da América Latina nas Artes Cênicas, 2014, homenageou a sua vida e percurso profissional, concedendo-lhe o prémio Glo.
Marianela Boán atualmente vive em Santo Domingo, República Dominicana, onde fundou e dirige a Companhia Nacional de Dança Contemporânea do Ministério da Cultura da República Dominicana.
Em 2018 aceitou ser coreógrafa da primeira produção da CADAC para o espectáculo "Muros", acabando por assumir também a direcção artística da companhia.