top of page
yakelin yera

“Nem mais uma”

Teatro

Yakelín Yera

Classificação Etária M/12

scroll

Sobre...

Sinopse

"No deseo que las mujeres tengan más poder que los hombres, sino que tengan más poder sobre sí mismas"

Mary Shelley

 

A história de Maria pode ser, essencialmente, a de qualquer mulher em qualquer parte do mundo, que, isolada em uma sociedade hiperconectada, vive "felizmente" reclusa em sua casa, acompanhada apenas pelo som da música.

Em meio à sua rotina doméstica, ela descobre uma vizinha a quem conta, de forma tragicômica, sua situação. Seu monólogo revela temas delicados, como violência doméstica, casamento, família, solidão e frustração.

Existe solução? Aceitação? Denúncia? Submissão? Ruptura?

Nem uma mais é uma versão livre baseada no monólogo La mujer sola, de Franca Rame e Darío Fo, além de testemunhos de mulheres vítimas de violência de gênero.

Hoje, essa problemática precisa se transformar em uma questão coletiva sobre a qual devemos falar, e não silenciar. Quando nos calamos, nos tornamos parte do problema, contribuindo para sua naturalização, em vez de combatê-la. Por isso, é urgente refletirmos que Maria pode ser uma filha, uma irmã, uma tia, uma amiga. O medo não nos fortalece, ele nos faz duvidar.

Nem uma mais é um olhar sobre uma sociedade que continua a invisibilizar a mulher, sem lhe dar o lugar social que ela merece e conquistou por seu papel dentro dessa sociedade; uma sociedade machista que transforma, ou faz sentir, a mulher como um objeto ou animal, sem o mínimo respeito.

 

Yakelín Yera

bottom of page